Um pouco de políticas para conservação da baleias.

Bom, como havia prometido vou contar um pouquinho da situação política da conservação de baleias para vocês, de forma resumida e clara.

O que é a Comissão Internacional da Baleia (CIB)? É um órgão internacional que foi criado por uma convenção em 1946, visando o desenvolvimento da indústria baleeira, ou seja, o chamado manejo da caça. Essa comissão foi criada por países baleeiros, incluindo o Brasil e outros países, que hoje levantam a bandeira da conservação.

O Brasil começou a fazer parte da Comissão, quando ainda era país baleeiro. Tivemos aqui duas importantes estações de caça comercial de capital japonês – uma na Paraíba e outra em Costinha, que dizimaram centenas de populações que habitavam nossa costa.

A partir da década de 80, muitos países começaram a mudar de posição e serem contra a caça de baleias, levantando dentro da CIB uma bandeira da conservação. Essa mudança de posição fez com que a CIB se tornasse um dos órgãos internacionais de maior impasse nas discussões.

Em 1986, através de movimentos e governos conservacionistas foi alcançada a maior vitória da conservação – aprovação da moratória da caça comercial, com tempo indeterminado de duração, e que tinha como objetivo proibir a caça comercial.

A Islândia e a Noruega fizeram uma objeção ao tema, e permanecem até hoje caçando baleias com fins comerciais, ainda que a carne de baleia não tenha mais tanta saída econômica.

Já o Japão, encontrou uma “brecha” no texto da Convenção, que diz que é permitido se caçar baleias com fins científicos, e por isso até hoje caçam mais de 1000 baleias para praticar o que chamam de ciência.

Enfim, se fosse apenas isso, e a força de apenas esses 3 países, acredito que as vitórias em prol da conservação seriam muito maiores que as derrotas. No entanto, desde o ano de 1994 o Japão vem praticando a compra de votos.

O Japão através do chamado “Grant aid for Fisheries”, ajuda financeiramente países que precisam desenvolver melhor a indústria pesqueira, através do financiamento de uma indústria de gelo, de uma rodovia para facilitar o escoamento da produção…enfim, milhões de formas de ajuda, que depois “obrigam” esses pequenos países, em sua maioria africanos, a participarem da reunião da CIB e votarem com os interesses baleeiros.

Devido a isso, durante as reuniões da Comissão muitas das tentativas conservacionistas são barradas, um exemplo claro disso é o nosso Santuário de Baleias do Atlântico Sul – proposta brasileira que vem sendo apresentada desde 1999, e não consegue ser aprovada, pois necessita de ¾ da maioria dos votos.

Recentemente, o Japão convidou países do Pacífico, África e Ásia para um seminário, intitulado “Uso sustentável de baleias”, onde apresentaram suas teorias, desculpe o termo, mas “ridículas”, de que as baleias estão acabando com os estoques pesqueiros.

Aí fica aquela perguntinha básica… os animais coexistiam na natureza em harmonia por tanto tempo, será que as baleias acabam com os estoques pesqueiros, ou é o mal gerenciamento da atividades de pesca que estão levando as populações ao colapso???

Enfim, temos um trabalho duro político esse ano na Comissão Internacional da Baleia, manter a moratória da caça comercial e aprovar o Santuário de Baleias do Atlântico Sul. Já estamos trabalhando nisso… assim que eu tiver resultados dos processos que já estão sendo encaminhados, escrevo para vocês.

A reunião interseccional é uma reunião, onde não se permite a divulgação na mídia. Por enquanto as informações ainda são confidenciais, assim que o relatório for divulgado também estarei colocando aqui.

Ainda tem muita coisa para contar…aos poucos vocês irão entender toda essa politicagem que temos que encarar para acabar com a caça de baleias.

Sei que quando eu estava embarcada as informações eram mais diárias, mas por lá as novidades eram mais freqüentes….Assim que tivermos novidades vou contando para vocês.

Anúncios
Explore posts in the same categories: baleias, oceanos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: