Deixamos Nisshin Maru.

Bom…é chegada a hora da partida!!!
Estávamos esperando esse momento… não sabíamos quando seria, muitas pessoas perguntando até quando nosso combustível agüentaria.

Pois foi chegada a hora!!!

Hoje, sábado, 14hs, com uma mistura de sentimento em minha cabeça e coração… vi Nisshin Maru desaparecendo no horizonte… não verei mais a frota baleeira da minha janela.

Com toda certeza não sentirei saudades!!! Foi o que comentei com Irene hoje. Sentirei saudades das baleias, do gelo, das pessoas, mas nunca de ver a frota que caça as baleias em minha janela.

O que mais gostaríamos de ouvir no momento da largada era a mensagem no rádio dizendo que eles iram voltar com a gente e cancelar a temporada de caça. Mas, é lógico, isso fazia parte apenas de nossos sonhos.

Depois de Karli Thomas e Sakyo Noda chamarem Nisshin Maru pelo radio e disseram:

“Nisshin Maru, aqui é o Esperanza

Pelas últimas duas semanas o Greenpeace conseguiu impedir a frota de de caçatr baleias no Santuário de Baleias Antártico.
Fizemos issso pacificamente, e sem causar danos para vocês e para sua tripulação.
Nós acreditamos que vocês estão sobre as ordens de Tóquio para não permitirem que ninguém testemunhe a falso programa científico. Cada um de vocês a bordo deveria se perguntar, se não há nada de errado com o programa científico, por que não pode ser gravado, por que necessitam esconder do público e fugir dos protestos pacíficos?

Devido ás nossas ações mais de 100 baleias ainda estão livres, nadando e se alimentando em águas Antárticas, incluindo espécies ameaçadas.

No Japão, ambas pressões políticas e públicas estão aumentando contra essa caça. A caça de baleia que vocês estão realizando é condenada internacionalmente e nós exigimos que voltem ao Japão imediatamente”

Mas, não obtivemos respostas…

Os seguimos por 4300 milhas náuticas, em diversas direções, tão quanto pudemos, em alta velocidade, e sem perdê-los de vista…apesar das inúmeras tentativas de escapar. Agora, estamos com a mínima quantidade de combustível que podemos para sermos capazes de voltar ao porto mais próximo…. Hobart-Australia.

O Ocean Viking ficou por aqui. Talvez a presença do navio australiano faça a diferença, já que o governo japonês parece querer evitar a exposição da caça científica. O Oceano Viking não está aqui para fazer ações diretas com botes… nada disso. Apenas para documentar que o que eles chamam de ciência é caça. Espero que a presença deles posso realmente inibir a caça, e que eles fiquem até quanto possam.

Chamamos Ocean Viking pelo radio, explicamos o porquê de nossa partida, pedimos que ficassem mais tempo possível e tentassem impedir a caça. Desejamos uma boa e segura viagem. Eles responderam que receberam a mensagem, e desejavam um bom retorno.

Enfim, a maioria de nós está aqui por mais de 3 meses, e confesso… sinto meu corpo e mente cansados, para explicar melhor exaustos, apesar do meu coração sentir a vontade de ficar aqui até o final da temporada de caça de baleias.

Infelizmente não foi possível reabastecer o barco, por muitas razões.

Mas, a expedição é apenas a primeira parte da campanha contra a caça de baleias. A campanha ainda não acabou. E a frota baleeira com toda certeza voltará para terra com menos baleias mortas do que o planejado.

Agora temos muito trabalho político, atividades de engajamento, ações diretas para fazer em terra. As decisões serão tomadas na reunião da Comissão Internacional da Baleia, Chile, Junho. É nós estaremos lá.

Esperamos não precisar defender as baleias no próximo ano…. pelo menos da caça.
Ah…. nas últimas 48 horas, mais de 20.000 pessoas enviaram email para o Sr. Fujio Mitarai da CANON. Boa notícia….

Bom, queria contar isso para vocês o quanto antes… agora preciso ir para a cama… o dia foi demais de cansativo.
MAs, sei que posso colocar a cabeça no travesseiro, com a consciência tranquila e sabendo que fizemos o nosso melhor.

Amanhã escreverei com mais calma.
Obrigada a todos vocês, que estiveras juntos conosco durante esses 3 meses… continue acompanhando o blog
Um grande abraço
lelê

Anúncios
Explore posts in the same categories: baleias, expedição, greenpeace, oceanos

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “Deixamos Nisshin Maru.”

  1. elisabeth brasileiro Says:

    you are fantastics.I saw you in television,discovery,and I am with your in this actitude for te life.
    You are special persons.Tanks,
    for your dedication


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: