Mais surpresas no dia de hoje!!

Greenpeace/Berg

Eis que chega o Ocean Viking por aqui. E chegaram em boa hora. Chegaram bem no momento que a frota estava reabastecendo e transferindo a carne de baleia para o Oriental Blue Bird (navio panamenho que não tem autorização para participar de operações de caça).

Ativistas com o banner denunciando a atividade ilegal da navio panamenho

Nós estávamos com os botes na água, e os dois barcos harpoadores estavam nos circulando em alta-velocidade, para impedir que nos aproximássemos da descarga de baleias. Tudo me pareceu muito perigoso, e eles estavam realmente decididos a não deixar nos aproximarmos.

Enfim, eles conseguiram transferir a carne de baleia e reabastecer o barco. Foram atrasamos por 30 minutos, mas infelizmente um pequeno inflável com apenas 2 ativistas não iriam conseguir impedir 2 navios gigantes, sem a mínima vontade de parar. Eles iam nos esmagar!

O transporte da carne de baleia. Ou melhor dizendo das “amostras científicas”

O ambiente Antártico foi declarado uma área sensível pela Organização Internacional Marinha (IMO, sigla em inglês) pelo Protocolo Ambiental do Tratado Antártico. Um reabastecimento nessa área é totalmente contrário a paz e ciência desejada a essa reserva natural.

O Japão é signatário desse Tratado e deve respeitar e não reabastecer dentro da área e ainda cumprir o Anexo IV de prevenção a poluição.

O Oriental Blue Bird foi informado disso pelo rádio, por Karli (inglês), Sakyo (japonês) e Mir (panamenho).

Mir, meu grande amigo, e parte da “máfia” latina a bordo, estava inconformado. “Como pode um países que é conservacionista durante as reuniões da Comissão Internacional da Baleia ser conivente com esse tipo de atividade???”

O que acontece é que o governo não estava a par da situação, também não sabemos se eles se importam. Mas, talvez agora com essa atividade eles tomem ciência e parem com as atividades ilegais em área protegida.

Em meio a tudo isso, Ocean Viking chegou em alta-velocidade, colocou dois infláveis na água. Quando os harpoadores perceberam, começaram a diminuir a velocidade, e aumentar a distância que estavam de nós. Isso nos deu mais segurança. E nossos ativistas retornaram ao Esperanza são e salvos.

Vou mantendo vocês atualizados…

Anúncios
Explore posts in the same categories: baleias, expedição, greenpeace, oceanos

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: