Boas novas da Costa Rica!!

 

Greenpeace/Jiri Rezac

Presidente e Ministro do Meio Ambiente da Costa Rica assinaram hoje (18janeiro) decreto que declara o mar territorial e Zona Econômica Exclusiva do país como Santuário para Baleias e Golfinhos.

O decreto proíbe toda atividade de perseguição, captura, ferimento, perseguição ou comercialização golfinhos e baleias em águas territoriais do país da América Central.

O que seria um Santuário? Uma categoria de área marinha protegida, relevante para proteção de espécies de baleias e golfinhos, como área de alimentação, reprodução ou passagem. Nessas áreas pode se mitigar o efeito negativo de atividades impactantes, como exploração de gás e petróleo, tráfico de embarcações, enfim…. um lugar para paz e ciência, assim como o Santuário de Baleias Antártico. Mas no caso da Costa Rica, é nacional e não Internacional como aqui.

No ano passado Costa Rica participou da reunião da Comissão Internacional da Baleia no Alaska, com uma atitude pró-ativa e conservacionista, merecendo papel de destaque nas negociações políticas internacionais.

E com essa, já temos 4 santuários na América: México, Republica Dominicana, Panamá, logo, logo teremos o Chile, que já está em fase de negociação. E quem sabe, ainda esse ano poderemos ter o Santuário de Baleias do Atlântico Sul.

A decisão será tomada na reunião da Comissão Internacional da Baleia, em junho, no Chile.

No mais, estamos com praticamente toda a frota baleeira agora. Em nossa frente, Nisshin Maru, atrás de nós, Yushin Maru II, e mais dois barcos, que não estão em nosso campo de visão, mas no radar.

A Sea Sheperd os perdeu…

Estamos seguindo-os rumo sudeste agora…tão longe pudermos, iremos. No mais, mais de 7 dias sem caça na Antártida

Anúncios
Explore posts in the same categories: baleias, expedição, greenpeace, oceanos

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: