Um pouquinho do que se passa no Japão.

 

Greenpeace/Leandra Gonçalves

ASAHI, o segundo maior jornal do Japão publicou hoje um artigo, escrito por Kenji Oyamada, com exatamente nossa mensagem. Isso é um ótimo sinal.

Seguem alguns tópicos da tradução feita por Junichi Sato, líder da campanha de Baleias no Japão.

Asahi Shimbun, Janeiro, 18 de 2008, Sexta, edição 13, política 08

Razões reais para a caça de baleias continuar
(impostos, estilo de vida e dinheiro)

“Dois ativistas contra a caça de baleias, um australiano e um inglês, foram detidos, após entrarem irregularmente no navio de caça científica japonês. Enquanto vários argumentos podem ser ditos com respeito a caça de baleias, tais ações como a desses ativistas são inaceitáveis.

Ao mesmo tempo, existem inúmeras pessoas que pensam “Por que o governo japonês é tão insistente em continuar a caça de baleias? Mesmo sem uma oferta de carne de baleias, as pessoas não serão afetadas. Ainda a maior empresa de pesca, não é interessada nesse comércio, pela baixa procura do produto. A Agência de Pesca afirma que o declínio global do estoque pesqueiro é devido ao fato de que baleias consomem milhões de toneladas de peixes e que pesquisas ecológicas são necessárias para entender o problema.

Existem partes que estão extremamente animados com a idéia de manter o Instituto de Pesquisa de Cetáceos (ICR, em inglês), uma Fundação que opera dentro da jurisdição da Agência Governamental de Pesca, para caçar baleias. Quatro membros da Agência de Pesca são membros do conselho da Fundação, depois de se aposentarem de seu atual trabalho, apensa recebendo dinheiro.

Todo ano 4 a 5 mil toneladas de carne de baleia são vendidas por 7 a 8 bilhões de yen, o qual é utilizado em custos operacionais.”

Isso significa que simplesmente o Instituto de Pesquisa do Japão é mantido, quase como um asilo, que paga aposentadoria, para os aposentados da Agência de Pesca. Sacaram? Uma coisa está totalmente ligada a outra… e todas elas tem a politicagem no fundo.

Então, a Agência de Pesca é do governo, o governo por sua vez subsidia e patrocina o ICR para realizar a chamada caça científica. A carne de baleia é vendida no mercado, e o dinheiro retorna para a Agência de Pesca. No entanto, como a carne de baleia não tem mais valor de mercado, o governo está utilizando dinheiro público para bancar a caça científica. Pura sacanagem e roubalheira.

No entanto, para nós do Greenpeace é um bom sinal que isso tem sido publicado em um dos principais jornais. Significa que nosso trabalho de conscientização do público japonês está surtindo efeito, e eles estão se tornando multiplicadores, e a mídia está aceitando. Seguimos em frente… conjunto de ações podem fazer a diferença: política, pesquisa e ação direta.

Anúncios
Explore posts in the same categories: baleias, expedição, greenpeace, oceanos

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: